betway

Associação

Abrass se manifesta contrária a autorização para antecipação do plantio de soja no Mato Grosso

Calendário oficial de semeadura da soja 2023/24 no estado vai de 16 de setembro a 24 de dezembro, conforme consta na Portaria nº 840

Depois da expedição de autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a antecipação do plantio da soja para 1º de setembro no estado de Mato Grosso, ocorrida na última semana, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) se manifestou contrária à medida.

De acordo com nota emitida pela entidade, o processo de antecipação vai acarretar grandes dificuldades para o controle do fungo da Ferrugem Asiática. 

Leia a nota na íntegra:

“A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) manifesta-se contrariamente à autorização do Mapa para a antecipação do plantio da soja para 1º de setembro no estado de Mato Grosso. A entidade considera que esse processo vai acarretar grandes dificuldades para o controle do fungo da Ferrugem Asiática, que será disseminado a grande maioria da soja (principal cultura brasileira) plantada nos meses de outubro e novembro. Consequentemente, haverá maior custo no controle da doença e diminuição da produtividade, impondo dificuldades aos agricultores. 

A Abrass entende que a soja deve ser cultivada sempre dentro da janela ideal de plantio recomendada pela pesquisa.”

O calendário de semeadura da soja 2023/24 em Mato Grosso vai de 16 de setembro a 24 de dezembro. O período consta na Portaria nº 840, que estabelece os calendários de semeadura da oleaginosa, publicado no dia 11 de julho pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O plantio a partir de 1º de setembro ocorreria ainda durante o período de vigência do vazio sanitário estabelecido no estado, que é de 15 de junho a 15 de setembro.

Sair da versão mobile
betway Mapa do site