Hot Fiesta

LUTO

Hot Fiesta - Morre o ex-diretor da Unica, liderança do setor de cana-de-açúcar

Entre os marcos de sua carreira está a aprovação da lei que implementou a mistura de 22% de etanol anidro na gasolina

Antonio de Padua Rodrigues - Unica
Foto: Divulgação Unica

A União da Industria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) comunicou neste sábado a morte de Antonio de Padua Rodrigues, membro da equipe da entidade desde 1990 e diretor-técnico entre 2003 e 2022.

Padua, como era chamado por todos, dedicou quase 50 anos de sua trajetória profissional ao crescimento do setor sucroenergético.

Em 1976, ele ingressou no extinto Instituto do Açúcar e Álcool, onde atuou no Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar, acompanhou e participou da implementação do Proálcool.

Depois, passou pela Sociedade de Produtores de Açúcar e de Álcool, Orplana, Associação dos Usineiros, Associação das Indústrias do Açúcar e do Álcool até, finalmente, ingressar na Unica.

Marcos na Unica

Seu primeiro grande marco na Unica foi o trabalho, no início da década de 1990, que resultou na aprovação no Congresso Nacional da lei que implementou a mistura de 22% de etanol anidro na gasolina.

Além disso, Padua foi um dos idealizadores do Consecana, o sistema inédito de pagamento aos produtores de cana, criado em 1999, que trouxe harmonia entre produtores e indústria jamais vista anteriormente.

“Como uma das lideranças mais relevantes, Antonio de Padua Rodrigues ficará marcado na história como um dos responsáveis pelo desenvolvimento do setor sucroenergético brasileiro. Para seus companheiros de trabalho, Padua será sempre lembrado por seu sorriso fácil, sabedoria e humanidade”, diz a Unica, em nota.

“A Associação, representando seus associados e colaboradores, presta toda solidariedade e o sentimento de pêsames à família”.

Manifestações de condolências

A diretoria da União Nacional da Bionenergia (Udop) manifestou pesar pela perda do profissional:

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, também registrou a grande perda:

O velório ocorrerá das 9h às 13h deste domingo (11) no Memorial Metropolitano de Piracicaba, São Paulo. O sepultamento será às 13h no Cemitério Parque da Ressurreição, na Avenida Comendador Luciano Guidotti, 1754 – Jardim Caxambu, Piracicaba/SP.

Hot Fiesta Mapa do site