jogos365

jogos365 - Cultura do trigo é vista como alternativa na entressafra na Bahia

POTENCIAL DE CRESCIMENTO

jogos365 - Cultura do trigo é vista como alternativa na entressafra na Bahia

Mesmo com perfil climático atípico para o cereal, expectativa é de crescimento do plantio no estado

Os detalhes da cultura do trigo no oeste foram discutidos durante o 3º Encontro do Trigo, realizado na última semana em Luis Eduardo Magalhães(BA).

O cereal é visto como alternativa viável durante a entressafra de outras culturas como a soja e o algodão no oeste do estado.

Novas tecnologias, desenvolvimento de técnicas aprimoradas de manejo do trigo, qualidade e ameaças por doenças como a brusone, que pode afetar a saúde da planta, fazem parte foram temas abordados entre produtores, consultores e pesquisadores da região. 

Zirlene Pinheiro, vice-presidente da Fundação Bahia, disse que existe a possibilidade da região desenvolver um grão de alta qualidade na entressafra.

“A fundação comprova através da pesquisa a possibilidade de trigo de altíssima qualidade, então, tecnicamente, a produção é viável e a gente tá levando essa resposta para o produtor que vai estudar a viabilidade econômica”, afirma.

Resistência

De acordo com Sidney Pellenz, supervisor de campo da fundação, o clima seco do cerrado é um dos fatores que colabora para o desenvolvimento da cultura.

“Por conta de estarmos próximos da linha do equador, então a questão de graus/dia na cultura do trigo ela bem favorecida aqui na região, tanto quanto a qualidade do grão a gente consegue um peso de hectolitro superior a outras regiões”, disse.

Sementes do trigo nas mãos de uma mulher durante terceiro encontro do trigo da Fundação Bahia em Luis Eduardo Magalhães
Imagem: Guilherme Soares/jogos365 Bahia

Para Paulo Kuhnem, fitopatologista, existem mais variedades adaptadas para o clima do cerrado baiano e que a instituição garante o acesso a essas informações de controle da saúde da planta.

“O produtor ou consultor ele também pode ter acesso a essa informação, como para a resistência para brusone na folha e na espiga e aliar isso a um manejo químico eficiente”,disse.

Segundo último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de crescimento da cultura do trigo no Brasil é de 11% em área semeada e 10,4 milhões de toneladas. 

Crescimento de 50%

De acordo com Pedro Mattana, engenheiro agrônomo da Fundação Bahia, na safra 2023, a estimativa da área cultivada de trigo irrigado no oeste é de cerca de 15 mil a 20 mil hectares, aproximadamente 50% maior em comparação com o ano passado.

Imagem: Guilherme Soares/jogos365 Bahia

“A expectativa é que o trigo deve crescer o ano que vem mais um pouco e talvez atingindo, talvez 30 mil hectares”,afirma.

O aumento da produtividade é um benefício atestado por produtores de soja e milho como. Jarbas Bergamaschi, produtor rural, comenta que a produtividade em relação ao pós o plantio de trigo em outras culturas são mais rentáveis, principalmente se utilizado no período de entressafra.

Têm também a questão no manejo de ervas daninhas, então o trigo também ajuda nessa situação, ele controla mais as ervas daninhas nas culturas pós trigo”, comenta. 

Quer participar do jogos365 Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile
jogos365 Mapa do site

1234