Fortune Gems

MAIS MILHO

Fortune Gems - Chuvas em excesso no RS geram desafios no milho

Apesar disso os agricultores seguem otimistas com a safra e esperam por produtividades que superem as 200 sacas por hectare

milho rio grande do sul
Foto: João Henrique Bosco/Fortune Gems Mato Grosso

Oexcesso de chuvas no Rio Grande do Sul vem trazendo desafios que não estavam previstos na safra de milho. Um deles é a presença inesperada do percevejo. Apesar das dificuldades impostas pelo clima, o setor segue otimista torcendo pela melhora do tempo e com expectativa de altas produtividades.

As condições de plantio no início da temporada foram boas, conforme o produtor gaúcho Joel Strapasson. Temperatura do solo e umidade estavam ideais.

Mas, logo o sinal de alerta foi ligado e a preocupação, que no início do ciclo era com a cigarrinha, mudou de foco. O excesso de chuvas favoreceu a entrada de algumas doenças e a presença do percevejo.

“Depois do milho semeado tivemos muita chuva”, pontua o Joel Strapasson.

Manejo segue como tarefa de casa

O inverno menos rigoroso e com mais chuva, conforme o agrônomo da Bayer, Roberto Favaretto, favoreceu o desenvolvimento do percevejo.

“O percevejo deve ser tratado de uma forma distinta da cigarrinha. E a cigarrinha teve um manejo e uma condição climática que possibilitou a queda da população dela mais brusca. Então, é importante que o agricultor tenha ao seu lado um bom técnico para orientá-lo e ajudá-lo a tratar cada praga da forma que precisa ser tratada”.

Ainda segundo Roberto Favaretto, o conhecimento agronômico e omonitoramentosãoimportantespara se chegar a um diagnósticoou até mesmo antecipar ele para que as medidas necessárias possam ser aplicadas.

Safra de desafios, mas com otimismo

Apesar de todas as dificuldades, Joel Strapasson afirma estar otimista com a produtividade. Ele que plantou 85 hectares de milho, sendo 20 hectares irrigados, espera uma produtividade média entre 230 e 250 sacas por hectare. “O cultivo do milho a cada ano tem um desafio diferente”.

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Fortune Gems

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Fortune Gems Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fortune Gems Mapa do site