Dragon Tiger Luck

CAPACITAÇÃO

Bayer investe na capacitação do agronegócio brasileiro

Programas de treinamento e tecnologia da empresa impulsionam a eficiência e segurança no uso de defensivos agrícolas na cadeia da soja

Capacitação Senar
Foto: Bayer
Capacitação Senar
Foto: Bayer

ABayertem investido alto no aprimoramento dos profissionais do agronegócio no Brasil, com o objetivo de fomentar a utilização eficiente de tecnologias de ponta e o uso seguro de defensivos agrícolas nas propriedades rurais do país.

Com um sistema de capacitação inaugurado em 2019 (dois anos antes da introdução da Plataforma INTACTA2 XTEND®  para a soja) e que já levou conhecimento para mais de 73 mil pessoas, a empresa está elevando a qualidade e a sustentabilidade da produção agrícola brasileira, com um enfoque especial na cadeia da soja. 

Um dos mais importantes programas de treinamento patrocinados pela Bayer se chama “i2x Acerte – Boas Práticas de Aplicação”, que ensina técnicas de manejo eficiente de plantas daninhas e de aplicação segura de defensivos.

Desenvolvido em parceria com as administrações estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o programa proporciona aos participantes conhecimentos práticos e teóricos sobre regulagem de maquinário, período ideal para pulverização, lavagem correta de tanques, aplicação para redução de deriva, manejo inteligente de herbicidas, inspeção periódica de pulverizadores e outros aspectos cruciais para uma produção agrícola eficaz e protegida.

E a Bayer fez grandes investimentos em infraestrutura para proporcionar uma experiência de treinamento mais realista. 

Nos locais onde realiza as sessões de capacitação, salas foram montadas com simuladores que reproduzem diferentes condições de clima e vento existentes ao redor do Brasil, permitindo que operadores e técnicos aprendam, na prática, como são as especificidades do manejo de defensivos em diferentes regiões do país. 

Ao todo, seis unidades regionais do SENAR receberam salas fixas para a realização desses treinamentos. E há ainda três salas itinerantes que estão percorrendo diferentes zonas produtoras. 

Os espaços estão presentes nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul – e os profissionais do SENAR são os responsáveis por ministrar os cursos. 

“As salas contam com simuladores e equipamentos que reproduzem as mais diversas condições de pulverização na lavoura, facilitando a transferência de conhecimento para os participantes do curso”, destaca Vivian Nascimento, gerente de treinamentos e lançamentos futuros de soja da Bayer no Brasil. 

Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli afirma que a parceria entre sua a instituição e a Bayer é crucial para que o produtor absorva todo o conhecimento necessário para melhorar o dia a dia do seu trabalho. 

“Nossa missão é transformar a linguagem técnica utilizada por empresas e instituições de pesquisa em uma linguagem que o produtor consiga compreender”, diz ele. “E os simuladores trazidos pela Bayer nos ajudam nesse processo. Com a simulação da realidade, o produtor tem a chance de absorver o conhecimento de maneira muito mais simples e eficiente, o que contribuirá na hora de aplicar toda e qualquer tecnologia no campo.”

Dezenas de milhares de pessoas capacitadas

Até o momento, mais de 73 mil pessoas se beneficiaram dos programas de treinamento da Bayer no Brasil, refletindo o compromisso da empresa com o setor agrícola do país.

Entre os profissionais treinados estão operadores de pulverizadores, produtores rurais, técnicos agrícolas, membros de cooperativas e outros colaboradores da cadeia agrícola. 

Matheus Moura da Silva, da Gleba Mercedes 5 (parte da Agropecuária Shalon), fez o curso da Bayer e do SENAR em Sorriso, no Estado de Mato Grosso.

“O curso teve duração de cinco dias e, nesse período, aprendi a regular o pulverizador, a escolher os bicos certos para realizar uma boa aplicação, a controlar vazão e muito mais. Tudo isso teve um resultado muito positivo no meu trabalho na lavoura”, afirma ele.  

Vivian Nascimento diz que “todos estamos muito contentes com os resultados obtidos até agora, que ultrapassaram a nossa expectativa. Uma de nossas prioridades é seguir oferecendo condições para que as equipes de campo estejam altamente qualificadas para a adoção de novas tecnologias e soluções, para que se aumente a produtividade no cultivo de soja, com sustentabilidade e segurança”. 

E a Bayer tem trabalhado em outras frentes para facilitar ainda mais o acesso dos profissionais do campo a informações úteis para seu trabalho. 

A empresa, por exemplo, criou o aplicativo para celular “i2x Acerte”, que ajuda em atividades como a inspeção preventiva e periódica de pulverizadores e no planejamento de operações para cada talhão. 

O app facilita o trabalho de verificação de itens como mangueiras, válvulas, manômetros e pontas. Ao concluir o processo, o usuário pode gerar um relatório sobre o estado do maquinário, que pode ser compartilhado com facilidade por meio de aplicativos de mensagem.

A Bayer também oferece o curso gratuito “Operação Pulverização”, que ensina boas práticas agrícolas a operadores de máquinas e produtores rurais. Esse curso é ministrado através do aplicativo de mensagens WhatsApp. 

A empresa ainda disponibiliza a plataforma on-line “i2x Lab”, que disponibiliza conteúdos gratuitos para profissionais do mundo agrícola, compilando todo conhecimento construído em conjunto com acadêmicos e consultores do país.

E vale lembrar que, dentro de sua estratégia de treinamentos, a Bayer conta com a Equipe de Especialistas em Manejo Inteligente (EMI’s), composta por 18 engenheiros agrônomos, todos especialistas em Tecnologia de Aplicação e Manejo de Plantas Daninhas. 

É um time que se encontra posicionado nas principais regiões produtoras de soja do Brasil. Sua responsabilidade é trabalhar junto aos agricultores e seus consultores, realizando capacitações que proporcionem aumento de produtividade através de boas práticas de tecnologia de aplicação e manejo de plantas daninhas. Os EMI’s realizam treinamentos teóricos em sala e também treinamentos práticos em campo sobre revisão de equipamentos de aplicação.

“Com essas iniciativas, nosso objetivo é ampliar e facilitar o acesso à informação para os membros da cadeia. Nossa atuação vai além do lançamento de i2x. Também buscamos apoiar os agricultores com uma equipe altamente qualificada, oferecendo as melhores recomendações para que esses profissionais produzam cada vez mais, de forma mais eficiente, segura e sustentável”, conclui Vivian Nascimento.

logo marca intacta

Plataforma Intacta2 Xtend®

Descubra a Plataforma INTACTA2 XTEND®, a nova era da soja no Brasil. Oferecemos biotecnologia avançada, genética de ponta e soluções inovadoras de manejo para elevar sua produtividade ao próximo nível. Consulte sempre um engenheiro agrônomo e venda sob receituário agronômico.

Dragon Tiger Luck Mapa do site