blaze

PRODUTIVIDADE

blaze - Com Intacta2 Xtend®, triplica o número de produtores com colheitas de mais de 100 sacas de soja por hectare 

Produtores de soja já planejam aumentar o uso da nova plataforma da Bayer na próxima safra, com expectativa de dobrar os resultados nacionais

blaze - Com Intacta2 Xtend®, triplica o número de produtores com colheitas de mais de 100 sacas de soja por hectare 
blaze - Com Intacta2 Xtend®, triplica o número de produtores com colheitas de mais de 100 sacas de soja por hectare 

Terceira geração de biotecnologia para soja da Bayer, a Plataforma Intacta2 Xtend® foi lançada no Brasil em junho de 2021. E, nesses dois anos, já trouxe resultados significativos para agricultores de todo o país.

Usando a Plataforma Intacta2 Xtend®, o número de produtores que colheu mais de 100 sacas de soja por hectare na safra comercial 2022/2023 triplicou em comparação com a primeira safra comercial (2021/2022).

“Tivemos um grupo de mais de 100 agricultores que, juntos, registraram uma produtividade média de 105 sacas por hectare. Essa produtividade é 61% mais alta que o registrado pelo estado mais produtivo na última safra, Santa Catarina, que colheu 65 sacos por hectare. E 75% superior à média nacional, segundo a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento]. E isso com cultivares diferentes, adaptadas para cada região, o que prova que nossa biotecnologia é muito eficiente”, afirma o líder de marketing de Soja da Bayer, Rafael Vicentini.

Os números positivos são uma prova de que a biotecnologia é um agente fundamental na evolução do agronegócio brasileiro.

De acordo com o diretor dos negócios de Soja e Algodão da Bayer, Fernando Prudente, a produção brasileira girava em torno de 30 sacas por hectare antes do surgimento da soja RR, em 1997. 

“E hoje, a biotecnologia conseguiu dobrar os resultados nacionais, que chegaram à marca de 60 sacas por hectare”, diz o executivo “Já a área cresceu apenas 60% neste período. Ou seja, a agricultura registrou um ganho real na produtividade. E agora a Plataforma  Intacta2 Xtend® possibilita um novo salto, transformando o sonho de colher mais de 100 sacas por hectare em realidade”.

Sojicultores satisfeitos

Durante a segunda safra comercial (2022/23) da Plataforma Intacta2 Xtend®, quase metade da área semeada com soja no Brasil utilizou pelo menos 1 saca de sementes da nova biotecnologia: foram mais de 31 mil agricultores recorrendo aos benefícios oferecidos pela plataforma, o que representa um crescimento de 412% em relação à primeira safra comercial. 

Um desses produtores é Mohamad Riad Sammour, do Grupo Agropecuária Bandeirantes, localizado no interior paulista.

“Na safra 2022/23, registramos uma produtividade média de 67 sacas de soja por hectare com biotecnologias mais antigas, bem abaixo das 93,1 sacas por hectare que conseguimos em média com Intacta2 Xtend®”, conta Sammour. “E nosso melhor talhão com Intacta2 Xtend® registrou 123 sacas de produtividade”.

O produtor está tão contente com os resultados proporcionados pela biotecnologia da Bayer que, na safra 2023/2024, a área com Intacta2 Xtend® ocupará aproximadamente 80% do total destinado à soja em sua fazenda. 

Já na propriedade de Gilberto Zancanaro, em Unaí (MG), a área destinada à soja ocupa um total de 1.900 hectares.

Na safra 2021/22, o sojicultor plantou 50 hectares com cultivares de Intacta2 Xtend®. Na safra 2022/23, por sua vez, aproximadamente 65% da área de soja de sua propriedade foi semeada com   Intacta2 Xtend®. E essa extensão de terra deve crescer em 2023/24. 

“Desde o início, contamos com a ajuda dos representantes da Bayer no processo. Quando a Plataforma Intacta2 Xtend® foi lançada, testamos algumas variedades em comparação com as de outras empresas e, também, em relação às cultivares que sempre usamos. O resultado foi surpreendente e muito positivo, por isso a área foi só aumentando. Agora iremos plantar 75% da área com quatro variedades diferentes de Intacta2 Xtend®”, comenta Zancanaro.

Variedades adaptadas para todo o país

Na terceira safra comercial de Intacta2 Xtend®, que começa neste mês de setembro, os produtores de soja terão à sua disposição 163 variedades do novo portfólio adaptadas para todas as regiões do país.

“Estamos nos primeiros anos da nova geração de tecnologia e existe uma busca muito grande de experimentação por parte dos produtores”, avalia o líder de marketing de Soja da Bayer, Rafael Vicentini. “Eles testam diferentes germoplasmas para entender a adaptabilidade ao solo, clima, tolerância a pragas, doenças e manejo de daninhas e, claro, produtividade. Aqueles materiais que se destacam acabam ganhando mais espaço. A Plataforma Intacta2 Xtend® está oferecendo ainda mais ferramentas para que o produtor obtenha os melhores resultados”.

E, além de ser versátil e capaz de aumentar significativamente a produtividade no campo, Intacta2 Xtend® tem se mostrado muito eficiente na proteção dos cultivos de soja ao redor do Brasil.

A plataforma, por exemplo, proporciona alta proteção a lagartas e tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba –  e sempre oferecendo um ótimo custo-benefício ao agricultor.

“Além do ganho produtivo, tive economia de gastos. A Intacta2 Xtend® me trouxe uma boa redução nos custos, principalmente na aplicação de defensivos contra lagartas, além de oferecer um manejo eficiente contra as plantas daninhas, que eu não estava conseguindo controlar”, comenta o produtor Leonardo Canet, de Bela Vista do Paraíso (PR). “Além disso, eles ofertaram um programa de cashback interessante, com um retorno em relação ao investimento, que nos ajudou muito”.

O programa Cashback i2x é válido para todos os produtores do Brasil que plantarem pelo menos 30% da sua área total com variedades Intacta2 Xtend® e Xtend® Biotec (voltada ao refúgio) na safra 2022/2023, mas o retorno é aplicado sobre toda a área que tenha alguma biotecnologia da Bayer plantada. “Ou seja, se o produtor tiver 30% da área com i2x e/ou XTD e outros 70% com Intacta RR2 PRO®, por exemplo, receberá um valor de cashback por toda sua área. Então, no fim das contas, ele terá tido um bom desconto nas sementes também”, diz Rafael Vicentini.

logo marca intacta

Plataforma Intacta2 Xtend®

Descubra a Plataforma INTACTA2 XTEND®, a nova era da soja no Brasil. Oferecemos biotecnologia avançada, genética de ponta e soluções inovadoras de manejo para elevar sua produtividade ao próximo nível. Consulte sempre um engenheiro agrônomo e venda sob receituário agronômico.

blaze Mapa do site