eacdn

Aliança da Soja

eacdn - Ferramentas para mitigar riscos cambiais são essenciais ao produtor rural

Especialistas falam da importância de coletar dados de safras anteriores para facilitar o planejamento do próximo ciclo

O planejamento da safra é um fator primordial para o produtor equilibrar as contas e ter sucesso na negociação do grão e, claro, alcançar a tão sonhada produtividade na hora da colheita. Acompanhar a oscilação do câmbio, entender o mercado no momento da comercialização e buscar orientações técnicas são fundamentais.

De acordo com a gerente da Mesa de Operações de Barter da Bayer, Pollyana Morais, além desses fatores, é preciso coletar dados de safras anteriores para entender os erros e acertos que vão facilitar o planejamento do próximo ciclo.

“Existem fatores que o produtor consegue controlar, que está ao alcance dele, as suas escolhas, as suas compras, mas tem fatores que, infelizmente, ninguém controla, como, por exemplo, as oscilações de câmbio. Então, é importante que o produtor tenha esses aprendizados e saiba trabalhar fatores que mitigam esse tipo de exposição”, explica.

Compra antecipada

cotação soja produtor

O presidente da Aprosoja São Paulo, Azael Pizzolato Neto, ressalta a importância de ter uma gestão financeira eficiente para obter os resultados desejados na lavoura. Uma das etapas que merecem a atenção do produtor é a compra antecipada de insumos.

“Desde escolher o melhor insumo, como ver a melhor forma de pagamento, se vai fazer uma operação de barter, se a relação de troca que o fornecedor oferece é boa, ou se vai utilizar uma ferramenta de venda futura, por exemplo”.

De acordo com ele, essas etapas ajudam a aumentar os lucros, considerando que a comercialização do grão depende de oferta e demanda, preço de mercado e oscilações do câmbio.

“Existem fundamentos para essa soja subir. A demanda chinesa continua forte, os estoques continuam baixos. Por outro lado, a gente não consegue controlar o mercado, então, lançar mão dessas ferramentas é muito importante para proteger a margem e decidir na hora de comprar um insumo”.

Sair da versão mobile
eacdn Mapa do site