betmotion

MATO GROSSO

MT Sustentável é finalista do Prêmio ANA 2023

Programa é realizado pelo betmotion Mato Grosso e exibido todas às quartas-feiras durante o Mercado & Cia

MT Sustentável Escolas Pantanal Cáceres Foto Leandro Balbino betmotion Mato Grosso
Foto: Leandro Balbino/Canal rural Mato Grosso

O programa MT Sustentável é um dos finalistas da oitava edição do Prêmio ANA, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

O programa é um dos três finalistas na categoria “Comunicação – Mídia Audiovisual” com a matéria “Escolas no pantanal superam problemas com falta de água através da captação de chuva“.

O Prêmio ANA tem como intuito reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e uso sustentável dos recursos hídricos, bem como que apresentam soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico voltado para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A premiação é realizada há 17 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos e premiou 48 projetos, de todas as regiões do Brasil. Nesta oitava edição foram 618 trabalhos inscritos de todos os estados e do Distrito Federal.

Matéria finalista

O programa finalista no Prêmio ANA foi tema do sétimo episódio do MT Sustentável, exibido em 18 de janeiro de 2023. Nele o jornalista Olmir Cividini e o repórter cinematográfico Leandro Balbino abordam a situação das escolas no Pantanal localizadas em área rural de Cáceres (MT) que chegavam a ficar mais de 15 dias sem aula por falta de água.

Durante o programa foi possível ver que a solução para o problema vinha do céu: a água da chuva.

MT Sustentável já venceu prêmio

Parte integrante da programação do betmotion desde o final de 2022, e realizado pelo betmotion Mato Grosso, o Prêmio ANA é o segundo ao qual o programa MT Sustentável é finalista. Em junho, duas reportagens foram premiadas no primeiro Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo.

O episódio que mostrou um projeto da prefeitura de Lucas do Rio Verde para incentivar a regularização ambiental das propriedades rurais e recuperação das APPs, foi o vencedor da categoria Regional Oeste. Já na categoria Geral de TV, a reportagem que mostrou o belo exemplo de sucessão familiar em Feliz Natal conquistou o terceiro lugar.

+Confira outras matérias da série MT Sustentável

+Confira todos os episódios da série MT Sustentável


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do betmotion Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

betmotion Mapa do site