popobet

PREPARE-SE

Chuvas e calor intenso; veja a previsão para as próximas semanas no Brasil

As próximas duas semanas serão marcadas por chuvas intensas e temperaturas altas em grande parte do Brasil, segundo o Inmet

calor, Inmet, previsão, tempo, clima
Foto: Unsplash/reprodução

As próximas duas semanas serão marcadas por chuvas intensas e temperatura alta em grande parte do Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na Região Norte, a previsão é de chuva em forma de pancadas, com valores maiores do que 50 milímetros (mm) no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, norte do Amapá e Tocantins.

Nas demais áreas, não descartam pancadas de chuva isoladas.

Na Região Nordeste, o início da semana terá pancadas de chuva isoladas em áreas do Rio Grande Norte, Ceará e sertão paraibano.

Na faixa litorânea entre Pernambuco e sul da Bahia, estão previstas chuvas pontuais, podendo chegar a 30 mm.

No entanto, não se descartam pancadas de chuva isoladas no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, incluindo áreas do Matopiba.

Já no interior da região, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de pancadas de chuva que devem ultrapassar 50 mm, especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo, sul e triangulo mineiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva de forma isolada.

Na Região Sul, os temporais continuam no decorrer da semana devido à atuação de uma massa de ar quente e úmida. Os maiores acumulados podem ultrapassar 70 mm em áreas do noroeste do Rio Grande do Sul, além de grande parte de Santa Catarina e oeste do Paraná.

Calor volta

Em relação às temperaturas, a previsão é de calor intenso em grande parte do país.

  • Na Região Norte, as temperaturas máximas podem chegar a 40 °C.
  • Na Região Nordeste, as temperaturas máximas podem chegar a 35 °C.
  • Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as temperaturas máximas podem chegar a 30 °C.
  • Na Região Sul, as temperaturas máximas podem chegar a 25 °C.

Atenção

As chuvas intensas podem causar alagamentos, deslizamentos de terra e transtornos no trânsito. O Inmet alerta para a possibilidade de queda de granizo na Região Sul.

popobet Mapa do site